A pandemia paralisou a economia e está afetando e afetará muitas pessoas e empreendedores, forçando-as a reinventar ou criar um novo modelo de negócios para se adaptar aos novos hábitos de consumo e relacionamento social após o Covid-19. A crise também tem aberto as portas  para novos negócios que surgem a partir da renda extra na pandemia.

Renda extra na pandemia

Em Santa Cruz do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul há exemplos práticos dessa reinvenção. O casal Carlos Cunha e Ana Claudia Cunha, ele professor, ela assistente administrativa, viram na pandemia uma maneira de iniciar um negócio.

Ana contou a redação do Valor Diário, dia 29, como surgiu a ideia do negócio:

“Tudo começou no início da pandemia quando percebemos o quanto precisávamos dar um tok a mais em nossa casa, já que passaríamos maior parte do tempo nela. E afinal, nada melhor que estarmos um ambiente aconchegante e com a nossa cara! Então, como nós gostamos muito do estilo rústico e industrial, começamos a buscar algumas inspirações de móveis e artigos decorativos neste segmento. Assim, o Carlos começou a produzir alguns pelegos, de forma artesanal e, posteriormente a produção de nichos em estilo industrial. Mostramos as fotos para amigos e familiares, e veio a resposta positiva e alguns pedidos para confeccionarmos produtos nesse estilo. Sendo assim, percebemos que além de ser um estilo que gostamos, poderíamos obter uma renda extra. Dessa forma, resolvemos criar uma página ‘Bárbaro – Rústico e Industrial’ para divulgar alguns produtos que foram confeccionados, bem como, outras inspirações”.

Renda extra
Renda extra na pandemia: como as pessoas estão se reinventando na crise Foto – Arquivo Pessoal

Sobre empreender em meio a pandemia, Ana destaca a importância de sair da zona de conforto e a disciplina:

“Todo o empreendimento necessita de planejamento, foco, estratégias e disciplina. Pensar no que pode ser feito para se aproximar dos clientes. Em meio a pandemia, as redes sociais são uma grande aliada para vender produtos. No entanto, além de um contato com o cliente, é preciso criar uma relação de empatia e proximidade. Buscar sempre o que o cliente quer, algo exclusivo e personalizado de acordo com a sua preferência, bem como oferecer as facilidades que você disponibiliza, como formas de pagamento, prazos e formas de entrega do produto”.

Ana também fala sobre a importância de criar algo que seja útil para o consumidor:

“Em época de pandemia, nem todos os produtos são realmente necessários. Então, é preciso empreender não somente para um determinado público e sim ampliar essa rede, para atingir um número maior de pessoas. Buscar parcerias com outras empresas pode trazer novas oportunidades. Além disso, no momento atual, é essencial deixar claro para os clientes os cuidados de higienização tomados em todo o processo que envolve o produto”, esclarece Ana.

Outro empreendimento em Santa Cruz do Sul é o da modelo Maria Konzen. Nos bolos Made My Maria, o cliente escolhe o tipo de bolo que quer, e ela faz. Os pedidos são muitos e os clientes estão bem satisfeitos. A família toda de Maria ajuda na elaboração dos bolos.

Renda extra na pandemia
Renda extra na pandemia: como as pessoas estão se reinventando na crise Foto – Arquivo Pessoal

Negócios como o de Carlos e Ana, Maria são apenas alguns exemplos de tantos outros que nasceram na pandemia do coronavírus. A crise cria oportunidades, e de acordo com especialistas, esse pode ser um momento de reflexão e de reestruturação. Eles também afirmam que é preciso estar atento às demandas locais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here