Após duas semanas de atraso, o Governo Federal divulgou a data da segunda parcela do Auxílio Emergencial em publicação no Diário Oficial da União nessa sexta-feira (15).
No texto de divulgação, o governo explica que o calendário da segunda parcela só é válido para aqueles beneficiários da lei emergencial que receberam o primeiro pagamento no mês de abril.

Leia mais: Carteira bB: como receber benefícios pelo Banco do Brasil
Contudo, ainda não há estimativa sobre o próximo pagamento para quem recebeu a primeira parcela depois do dia 30 de abril.
Qual a data da segunda parcela do Auxílio Emergencial?
A data inicial para o repasse da segunda parcela do benefício é 18 de maio, inicialmente para os beneficiários do Bolsa Família.
A partir do dia 20 de maio, os trabalhadores informais inscritos no CadÚnico, e pelo aplicativo do Auxílio Emergencial passarão a receber.
Foi divulgado pelo governo que o pagamento será feito com três calendários, que são:
- Recebimento em poupança social;
- Saque em espécie para beneficiários do Bolsa Família; e
- Saque em espécie para poupança social e transferência automática para quem indicou uma conta existente.
Leia também: TCU ordena a devolução do auxílio emergencial entregue a irregulares
Datas de pagamento de cada calendário
- Depósito em poupança social digital da Caixa: de 20 de maio a 26 de maio
- Beneficiários do Bolsa Família: 18 de maio a 29 de maio
- Saque da poupança social ou transferência para conta corrente: 30 de maio a 13 de junho.
A ordem do pagamento é feita de acordo com o mês de nascimento do cidadão. Isto é, quem nasceu em janeiro irá receber no primeiro dia. Já os nascidos em dezembro, por exemplo, são os últimos da fila.
E a terceira parcela?
Mesmo com a divulgação da data da segunda parcela do Auxílio Emergencial, o terceiro pagamento do benefício ainda segue com data indefinida para a maioria dos beneficiários.
A data da terceira parcela só está confirmada para quem já recebia o Bolsa Família, uma vez que o calendário desses pagamentos foi mantido – é feito a partir do dia 18 de cada mês.
Portanto, a expectativa para a divulgação calendário da última parcela do auxílio deverá acontecer somente no mês de junho.
Leia ainda: O auxílio emergencial vai ser prorrogado?