MEI: financiamento com condições diferenciadas para alavancar os negócios
Para quem é MEI (Microempreendedor Individual), desenvolver um negócio, ainda que pequeno, enfrenta muitas dificuldades, entre as quais, capitalizar a empresa. Dinheiro para reformar, modernizar, investir em marketing e capital de giro para administrar os pagamentos e compras de forma pontual é uma necessidade de qualquer empresário. Mas, o primeiro passo para conseguir financiar a operação é a formalização.
Isso porque quem possui um CNPJ sai na frente na hora de solicitar um financiamento junto aos bancos. Inclusive, um financiamento para MEI, pela importância do desenvolvimento das micro e pequenas empresas e, assim, um maior dinamismo da economia, que possui características exclusivas.
Leia ainda: Aluguel benefício social: como conseguir esse auxílio?
Linhas de financiamento para MEI possuem condições diferenciadas
Financiamento com condições de pagamento maiores e juros reduzidos e menos burocracia na hora de conseguir crédito. Essas são as principais vantagens das linhas de crédito para os microempreendedores.
Algumas instituições como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) possuem ações de incentivo ao desenvolvimento de micro e pequenos negócios.
As linhas de financiamentos para MEI, disponibilizadas por essas instituições, são direcionadas a:
- comprar matéria prima;
- modernizar a linha de produção;
- ampliar o capital de giro;
- reformas e ampliações;
- aquisição de máquinas e equipamentos;
- aquisição de softwares de gestão
Além disso, alguns bancos possuem uma linha de crédito específica, de acordo com o seu modelo de negócio, ou seja, se a empresa trabalha com um produto ou serviço sazonal, que depende de um período do ano específico para vender, as condições de pagamento tendem a ser adaptadas.
Entretanto, existem diferenças entre as taxas cobradas, condições e exigências entre os bancos. Por isso, pesquisar bem é muito importante para que você saiba tudo sobre as linhas de financiamento que cada banco tem a te oferecer.
Quais os documentos necessários?
Para dar os primeiros passos e buscar fazer um financiamento para MEI , ajudando no crescimento do seu negócio, veja a lista com os documentos necessários:
- Documentação padrão: cada banco tem sua própria lista de documentos, no entanto, na maioria deles você vai precisar de: RG, CPF, comprovante de residência e o Certificado do MEI.
- Plano de Negócios: esse é um plano que diz o objetivo do financiamento e a forma como o dinheiro será investido, ou seja, a estratégia da empresa.
- Comprovante de renda: esse é um ponto bem importante, afinal, apesar de você ser um Microempreendedor Individual, precisa atestar a estabilidade do seu negócio para que o credor consiga verificar sua capacidade de pagamento, e assim, libere o crédito para você.
Algumas das principais opções de financiamento para MEI
BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) tem como principal objetivo o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira.
O apoio é feito de forma indireta, por meio do financiamento aos agentes operadores, que repassam os recursos diretamente ao microempreendedor.
Além disso, o valor do financiamento e a taxa de juros são determinados pelo agente operador, de acordo com limites pré-estabelecidos, dessa forma, os interessados devem dirigir-se aos agentes de sua cidade/região, que analisarão a concessão de crédito e as condições do financiamento.
A Caixa Econômica Federal, através do Microcrédito Giro Caixa Orientado, pessoas jurídicas e físicas podem obter um financiamento e até mesmo um empreendedor informal, pode se juntar a um grupo solidário de pelo menos 3 outros empreendedores informais para facilitar o acesso ao crédito. Acesse o site da Caixa para obter maiores informações.
O Banco do Brasil Com o Microcrédito Produtivo Orientado (MPO), financia para melhorar o fluxo de caixa (capital de giro), compra de equipamentos, móveis, ferramentas e demais itens necessários ao funcionamento da atividade econômica.
Contudo, o banco, por meio de sua rede de agências e da empresa parceira, Movera, oferece orientação e acompanhamento ao seu empreendimento durante o período de utilização do crédito. Saiba mais acessando a página do banco.
Leia ainda: Análise do auxílio: Dataprev libera 14,7 milhões de resultados hoje