O que fazer se o INSS for suspenso? Saiba como não ficar sem o seu benefício

O INSS esclarece que orienta os beneficiários a manterem seus dados cadastrais atualizados

Goiânia, quarta-feira, 11 de maio, por Willames Sales – Se você recebe sua aposentadoria pelo INSS, fique atento para não ter o pagamento suspenso! A instituição tem regras para os segurados e quem não seguir as orientações pode ficar sem o benefício mensal.  

No entanto, o INSS esclarece que orienta os beneficiários a manterem seus dados cadastrais atualizados e, ainda, trabalha de forma intensa para equilibrar os pagamentos de milhões de segurados brasileiros. Para você entender o assunto, confira agora no Valor Diário. 

Confira: Inter ou Nubank? Confira aqui qual conta digital tem mais vantagens

O que pode bloquear os pagamentos do INSS?

Para evitar fraudes e falhas nos pagamentos dos segurados, o INSS precisa adotar medidas para manter o benefício dos aposentados e pensionistas. Entretanto, existem alguns fatores que podem suspender os pagamentos como:

  • não comparecimento às perícias médicas;
  • suspeita de fraudes;
  • não sacar o benefício por 60 dias;
  • falta de atualização cadastral.
O que fazer se o INSS for suspenso? Saiba como não ficar sem o seu benefício
O que fazer se o INSS for suspenso? Saiba como não ficar sem o seu benefício / Créditos de imagem pixabay

Leia também: prazo para declaração do imposto de renda encerra em um mês, veja como declarar em passos simples

No entanto, em 2021, cerca de 5 milhões de pagamentos foram cancelados e, até março de 2022, mais de 1 milhão estão cortados. Porém, se você está passando por essa situação, fique tranquilo, pois, é possível reativar o seu pagamento. 

Como reativar o meu pagamento?

Para ter o benefício, você deverá comparecer a uma agência do INSS e comprovar a titularidade. Contudo, se deixou de receber porque não sacou por mais de 60 dias ou se existem erros pessoais, precisa solicitar a correção do cadastro. 

No entanto, o corte do pagamento não acontece de surpresa, mas, com um aviso. O INSS notifica o segurado sobre qualquer falha em seu cadastro e, com isso, fornece um prazo para o beneficiário regularizar a situação com o órgão. 

Conforme a matéria publicada por Martha Imenes no portal Extra, em maio de 2022, a reativação de um benefício do INSS pode demorar. Existem situações que chegam a um ano e, em caso de dúvidas, o beneficiário pode ligar para o número 135.

Veja este vídeo, “INSS o que fazer quando aparece beneficio suspenso ou cancelado reativação de benefício e analise”,  do canal, “Inss Online e Notícias” do YouTube para saber mais detalhes.

Confira: Heineken lança programa que dá até 20% na conta de luz: entenda como funciona e como participar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.